Você está visualizando atualmente O que o “Blank Sailing” significa para sua importação?

O que o “Blank Sailing” significa para sua importação?

Entre os diversos termos usados no comércio exterior, Blank Sailing é exclusivo dos armadores, ou seja, das empresas donas dos navios que transportam sua carga, seja para importação ou exportação.

Basicamente, o Blank Sailing significa “omissão” e ocorre quando o armador resolve modificar a rota fazendo a suspensão (omissão) da atracação do navio em um porto específico ou cancelando a viagem inteira. 

Por que acontece o Blank Sailing?

Isso pode ocorrer quando não há possibilidade de atracação por conta de condições climáticas adversas e por motivos financeiros, quando não houve tanta procura por aquele navio específico, na data específica, e a quantidade de carga fica muito abaixo de sua capacidade de viagem, geralmente a partir de 30%. 

Quando isso acontece, os armadores costumam fazer os cálculos e chegar à conclusão que os custos daquele trajeto não compensam aquela escala ou viagem. Sendo assim, a carga que deveria viajar naquela data e navio é reprogramada para o próximo navio, fazendo com que este navio tenha melhor aproveitamento do espaço para carga. 

Como lidar com o Blank Sailing?

O Blank Sailing pode influenciar no lead time, ou seja, o tempo para entrega da mercadoria ou serviço. Mas isso nem sempre acontece, podendo ocorrer de uma forma automática e sem grandes influências por parte do armador. 

Porém, é preciso que as empresas estejam planejadas para contornar o lead time, tendo ciência do ciclo de compra e venda de mercadorias para não perderem o timing do mercado. Com transparência de informações e uma margem de tempo para qualquer imprevisto, é possível minimizar e até mesmo não sentir o impacto do Blank Sailing. 

Fonte: UXComex, Roya Cargo, MacLogistics

Deixe um comentário