Com a globalização cada vez mais rompendo as barreiras do comércio internacional e a desburocratização das operações de comércio exterior, as empresas têm entendido que importar e exportar pode ser uma ótima alternativa de mercado. A possibilidade das empresas reduzirem seus custos atuais de fornecimento e aumentarem suas possibilidades de vendas, fez o comércio internacional ganhar destaque na economia brasileira.
Com isso, a importação tornou-se uma opção bastante viável para as empresas, sendo importante entender suas modalidades para que sejam cumpridos os procedimentos e exigências devidos. A longa espera de produtos e a alta carga tributária, que até então eram vistas como impeditivos, hoje em dia já não são mais. Um bom planejamento ajuda a reduzir custos.
As empresas brasileiras que lidam diariamente com a importação se deparam com diversas regras a serem seguidas durante o processo, desde a compra até a liberação da entrada de mercadorias no Brasil. Um processo complexo que exige conhecimento específico para evitar transtornos e fazer com que a operação tenha os menores custos e maior eficiência. Para isso você pode contar com assessoria de empresas especializadas, como as tradings.
Existem três modalidades diferentes de importação, que têm suas particularidades e vantagens. Confira a seguir:
1. Importação por Conta Própria
Aqui a própria empresa realiza todos os processos e trâmites para sua importação, e também utilizará seus próprios recursos financeiros. Nesse caso, ela mesma é o cliente final da importação, sendo as mercadorias importadas para seu consumo próprio ou revenda no mercado nacional.
Mas, não basta apenas dispor do investimento para o processo de importação. É necessário entender todos os procedimentos e burocracias necessárias, e ainda contar com uma equipe atualizada, que normalmente tem um custo fixo bem elevado.
É importante lembrar que toda a responsabilidade do processo é somente da própria empresa importadora.
2. Importação por Conta e Ordem de Terceiros
Este é um tipo de importação que oferece vantagens se comparada às outras modalidades. Nesse caso, a empresa contrata os serviços de uma importadora de forma terceirizada. Essa empresa é chamada de Trading no mercado do comércio exterior, categoria da qual a SB Trade faz parte.
A empresa contratante, dessa forma, não necessita despender horas e profissionais para lidar com os processos e burocracias da importação. Assim como na importação própria, os recursos utilizados são os da própria empresa. É firmado um contrato de serviço entre a empresa adquirente e a trading, e de acordo com a necessidade do cliente a Trading realiza a compra, transporte e despacho aduaneiro da carga. Desta forma o produto é entregue já nacionalizado para o cliente.
3. Importação por Encomenda
Nessa operação a Trading realiza a importação com recursos próprios. Só depois a Trading venderá os produtos para o cliente que o encomendou.
Todo o fluxo, desde a aquisição, documentação e nacionalização da carga é de responsabilidade da Trading. Por fim, quando a mercadoria já está em terras brasileiras e já nacionalizada, é então vendida ao cliente que a solicitou.
Neste caso a Trading que realizará toda operação utilizando apenas seu dinheiro em caixa. O que pode ser uma opção para os clientes que não desejam perder o fluxo de caixa enquanto seu produto não chega.
Pode-se entender como importante todos os tipos de importação, porém, sempre será necessário avaliar a melhor forma de fazê-lo, ou bem como qual a sua principal necessidade de momento. O importante é sempre entender os detalhes e custos para que a sua importação seja eficiente.
A SB Trade realiza importações com segurança para empresas de todo o Brasil, garantindo os melhores serviços e atendimento personalizado. Quer saber mais sobre o mundo do comércio exterior? Fique ligado aqui em nosso blog!