No momento, você está visualizando Entenda as novas normas do trânsito aduaneiro

Entenda as novas normas do trânsito aduaneiro

A Receita Federal acaba de publicar a Instrução Normativa RFB nº 1.918, que trata sobre o regime de trânsito aduaneiro. As alterações buscam adequar o regime à nova realidade do sistema de comércio exterior implantado pela Receita Federal, que trouxe maior agilidade ao processo e redução de custos para a indústria e comércio, além de propiciar melhoria no controle do regime.

Regime de trânsito aduaneiro

Mas, afinal, o que é o regime de trânsito aduaneiro? Este regime é o que permite o transporte de mercadoria, de um ponto a outro do território aduaneiro, com suspensão do pagamento de tributos. É aplicado, por exemplo, para mercadorias que desembarcam no litoral e são transportadas para portos secos no interior do país, ou para mercadorias estrangeiras que estão apenas de passagem pelo território nacional. 

Entenda o que mudou

A nova Instrução Normativa traz adequações ao texto da IN SRF nº 248/2002, que regulamenta o regime de trânsito aduaneiro. Dentre as alterações promovidas pela nova IN estão a possibilidade de anexação de documentos digitalizados por meio do Portal Único de Comércio Exterior (PUCOMEX). Esta alteração, dentre outras, permite maior automação das etapas do processo, agilizando o trânsito das mercadorias.

A nova norma, por exemplo, prevê que o prazo para que a Receita Federal realize a conferência para trânsito se dê em no máximo um dia útil após a recepção dos documentos no sistema eletrônico. Anteriormente este prazo só começava a contar após a chegada dos documentos físicos à unidade da Receita Federal responsável pelo trânsito aduaneiro.

Fonte: Receita Federal

Deixe um comentário