Você está visualizando atualmente Conheça os critérios para sua importação receber Canal Verde

Conheça os critérios para sua importação receber Canal Verde

Quando você realiza uma importação, sua mercadoria precisa passar pelo despacho aduaneiro antes de entrar em território brasileiro. Ou seja, é preciso que os produtos passem pela alfândega e tenham sua documentação verificada.

Dessa forma, é conferida a exatidão dos dados declarados pelo importador em relação à mercadoria, assim como a averiguação de todos os documentos e o respeito da legislação específica ao desembaraço aduaneiro, prevista no artigo 564 do Regulamento Aduaneiro, aprovado pelo Decreto 6.759/2009.

Canais de Parametrização

Neste processo, as informações são registradas no SISCOMEX, incluindo a DI (Declaração de Importação) ou a Duimp (Declaração Única de Importação) registrada no Portal Único de Comércio Exterior. Todas essas informações são analisadas pelo algoritmo do SISCOMEX, que então define o Canais de Parametrização, que pode ser Verde, Amarelo, Vermelho ou Cinza. 

Exceto o Canal Verde, que faz o desembaraço automático, todos os outros canais demandam ainda mais processos, conferências e tempo perdido para a entrada final da mercadoria no país. No caso do Canal Amarelo, é realizado o exame documental; no Canal Vermelho, o exame documental e físico da mercadoria; por fim, o Canal Cinza é destinado para a análise preliminar do valor aduaneiro.

Como garantir o Canal Verde

Para garantir que sua importação receba Canal Verde, é preciso ter exatidão em todos os dados e documentos relacionados às mercadorias, assim como regularidade do próprio importador. Os principais critérios do SISCOMEX para a escolha de canais, como consta na IN SRF 680 de 2006:

– Regularidade fiscal do importador;

– Quão frequente a empresa faz operações de comércio exterior;

– Natureza, volume total e valor da operação;

– Valor dos impostos que foram ou deveriam ser pagos na operação;

– Natureza dos bens;

– Capacidade financeira do importador; 

– Histórico de problemas e autuações.

Para obter segurança na hora de importar, sugerimos que você entre em contato com a SB Trade, sempre atualizada e tem um time referência para fazer as melhores transações internacionais. Fale conosco: www.sbtrade.com.br

Deixe um comentário