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Cross Border – Internacionalize suas vendas em território europeu

Com a chegada da pandemia da COVID-19, alguns hábitos de consumo foram drasticamente alterados, dentre eles, o comportamento do consumidor em relação às vendas online. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Nielsen, em 2020, o e-commerce brasileiro cresceu 47%. Com este cenário, já pensou na possibilidade de internacionalizar seu negócio com processos simplificados e baixo investimento? A alta do Euro foi um agente facilitador para a economia e trouxe alguns novos desafios e oportunidades. Por isso, a utilização do Cross Border pode ajudar, e muito, nesse momento.

Afinal, o que é o Cross Border?

Cross Border é o termo utilizado para definir a venda de produtos pela internet para outros países. Apesar de apresentar uma boa oportunidade para empresas brasileiras, é necessário se atentar aos detalhes, como: planejamento, análise de mercado, o grau de aceitação dos produtos, a padronização de processos, os custos operacionais, as exigências e normas do país de destino legislação para exportação e processos logísticos, entre outros processos. Essa modalidade de negócios tem como foco ações de importação/exportação de produtos, sendo ideal para empresas que estejam buscando por estratégias que possam alavancar o negócio de maneira eficiente e significativa. O Cross Border, associado à desvalorização da moeda brasileira, o Real, junto com a alta qualidade dos produtos brasileiros e os incentivos fiscais obtidos na exportação, cria um cenário de alta competitividade em mercados mais
maduros.

Mas quais são os tipos de produtos vendidos através dessa modalidade que podem gerar um volume expressivo no faturamento?

  • Artigos de beleza pessoal;
  • Roupas, calçados, bolsas e acessórios;
  • Itens voltados para a saúde;
  • Itens relacionados a hardware;
  • Joias.

A Europa é um território extremamente promissor para quem deseja vender online, com mais de 400 milhões de pessoas conectadas à internet, quase 3x mais o número de internautas no Brasil. Em 2020, o setor de e-commerce na Europa alcançou o número de 717 bilhões de Euros, sendo 12,7% maior do que em 2019. Para fazer um comparativo com o faturamento do e-commerce nacional do mesmo período, o valor é 42 vezes maior.

Após entendermos um pouco de ambos os mercados, como podemos garantir uma operação eficiente? Vamos aos pontos que devem ser analisados.

Definição da forma de exportação

Direta – nesta modalidade, a sua empresa é responsável por todas as atividades de distribuição e entrega para os clientes. Demanda um conhecimento de operações com comércio exterior e geralmente um colaborador focado nesta função para evitar imprevistos que levam a custos.

Indireta – Sua empresa utiliza os serviços de uma Trading Company que fica responsável por exportar a sua mercadoria, receber o pagamento e repassá-lo a você em moeda nacional. Seus produtos são adquiridos por intermediadores (parceiros de negócio situados no país de destino) que assumem o compromisso de gerenciar toda a operação. Assim, seu negócio não se relaciona diretamente com os clientes.

 

Aceitação dos produtos

Para poder ingressar com uma mercadoria em qualquer mercado, é necessário entender se há apelo por ela, principalmente em uma operação grande como esta. Sendo assim, é necessário fazer pesquisas de mercado para identificar as preferências do público que será inserido.

 

Precificação adequada

Na hora de montar uma estratégia para precificar, devem ser levados em conta todos os custos operacionais e a definição de uma margem de lucro satisfatória. Em uma operação como a exportação, é preciso lembrar que existe a cobrança de outras taxas e impostos, além do custo de transporte. Deve-se levantar todos os aspectos envolvidos no envio e comparar seu preço final com a média praticada no mercado de destino.

 

Boas parcerias de negócio

Se sua empresa optar por trabalhar com a exportação indireta, é indispensável a preocupação em ter bons parceiros de negócio, aspecto que tem maior peso sobre a experiência dos clientes e a projeção da marca no mercado. É importante criar um processo de seleção de fornecedores, pesquisar referências, avaliar a compatibilidade da cultura e os valores organizacionais e mantendo o foco na relação custo-benefício.

 

Disponibilização de informações

Como a venda é realizada de forma totalmente online, é de suma importância disponibilizar o máximo de informações sobre os produtos, buscando que sejam claras e objetivas. Essa descrição mais detalhada deve ser feita para suprir a ausência do contato presencial com o produto, para sanar o máximo possível de dúvidas.

 

Diferencial competitivo

Falar sobre a importância de oferecer diferenciais para o público parece clichê, mas é de grande importância, uma vez que essa estratégia ajuda a conquistar o público com maior facilidade. Invista em um benchmarking, comunicação multicanal, melhorias contínuas, inovações do setor, fique atento às mudanças e as tendências que o mercado traz.

Nosso Consultor Comercial, Leonardo Reis, destaca algumas vantagens do Cross Border no exterior: “essa modalidade é uma opção extremamente interessante para fabricantes nacionais, que buscam internacionalizar sua marca, porém que não estão familiarizados com processos de exportação, ou que não pretendem investir em um setor voltado ao comércio exterior em suas empresas. Neste formato de exportação, a empresa contará com um parceiro internacional. Ele ficará localizado na Europa e será geralmente brasileiro, facilitando ainda mais as negociações devido ao idioma. Seu parceiro ficará responsável pela gestão das vendas, expansão da marca, marketing, entre outros aspectos necessários para o sucesso do projeto”.

Leonardo complementa, “já no Brasil, a empresa contará com uma Trading que será responsável por toda a cadeia logística, que atua desde a coleta da mercadoria na fábrica até a entrega no destino final, prestando toda a assessoria necessária para o bom andamento do negócio, deixando assim o fabricante livre para cuidar do seu core business”.

Por esse e outros motivos, é importante buscar o auxílio profissional na hora de exportar qualquer mercadoria. Você pode contar com a equipe SB Trade, para esclarecer quaisquer dúvidas e ajudá-los no que for preciso!

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