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KPI’s: como medir o desempenho logístico da sua empresa?

A logística tem uma grande quantidade de processos e etapas, que variam de empresa para empresa. E cada um desses passos precisa ser monitorado para entender sua importância e desempenho dentro de toda a operação. É aqui que entram os KPI’s (Key Performance Indicators), ou seja, os indicadores-chave de desempenho logístico.

Com a mensuração dos resultados de cada processo pelos KPI’s será possível identificar áreas que precisam de melhoria e otimizá-las com eficiência, através da tomada de decisão facilitada por esta ferramenta de gestão. 

O impacto dessas mudanças poderá ser sentido através das outras etapas e também em outros setores da empresa. Por fim, o próprio cliente obterá a vantagem dessas melhorias ao receber melhores serviços.

Principais indicadores de desempenho logístico

Existem indicadores de desempenho logístico que são comuns à maioria das empresas do ramo. Os principais indicadores são:

– Status de serviço de entrega

– Índice de avarias e extravios

– Índice de devoluções

– Tempo de ciclo do pedido

– Percentual de cargas rastreáveis

– Nível médio de estoque

– Acuracidade do inventário

– Custos logísticos da empresa

– Exatidão das notas de transporte

De qualquer modo, é importante também ter KPI’s específicos para os objetivos de negócio da empresa, como fidelização de clientes, fechamento de pedidos, lucro do negócio, etc. É necessário definir os KPI’s, e monitorar diariamente, além de fazer uma revisão periódica para analisar desempenho e tomar decisões ou promover mudanças, de acordo com o seu negócio. Muitas empresas trabalham com revisão semanal, mensal ou trimestral, inclusive. Importante apenas não deixar um período longo entre uma análise e outra.

Escolhendo os KPI’s

Primeiramente, é preciso delimitar os indicadores que serão analisados de acordo com o perfil da empresa, como falamos anteriormente. Mas é possível iniciar através dos KPI’s que apresentamos, geralmente comuns à maioria das empresas do setor.

É possível agrupar os KPI’s em três categorias:

– Indicadores de inputs (recursos necessários para a execução de tal processo)

– Indicadores de processos (eficiência dos processos e sua real produtividade)

– Indicadores de outputs ou de resultados (eficácia de métodos)

Qual sistema utilizar

Há uma variedade imensa em ferramentas para a gestão dos KPI’s disponíveis no mercado, por isso é importante levar em consideração alguns pontos na hora de escolher a que se encaixa melhor para seu negócio. Algumas ferramentas de KPI para você conhecer:

Geckoboard

Olation

Simple KPI

Tableau

Scoro

Zoho Analytics

Para fazer uma escolha assertiva, realize uma pesquisa que leve em consideração os seguintes itens:

– Custo de implantação

– Expectativa de retorno

– Oferecimento de suporte técnico

– Serviço de treinamento da equipe

– Prazo para concluir a implementação

– Possibilidade de customização do programa

Por fim, é importante ressaltar que os KPI’s não são apenas métricas, mas uma ferramenta completa de gestão, que tem especificidade e consegue quantificar e qualificar cada processo. Os KPI’s vão além de dados brutos, trazendo resultados que possibilitam melhores insights e decisões verdadeiramente eficientes, algo essencial para a saúde de uma empresa.

Fonte: DC Logistics, Lincros, eSales, SiteWare

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