Você está visualizando atualmente 10 anos de história: conheça a trajetória da SB Trade

10 anos de história: conheça a trajetória da SB Trade

Desejo de empreender e coragem para arriscar! Com esses sentimentos surgiu a SB Trade, na vontade de 4 amigos que faziam faculdade juntos e resolveram se tornar sócios. 

Tudo começou em 2007, durante uma aula da faculdade de Ciências Econômicas, na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Cursando a disciplina de “Elaboração e Análise de Projetos”, o grupo de amigos tinha a missão de criar uma empresa com viabilidade econômica, que pudesse gerar resultados reais. Mas, inquietos e cheios de vontade de empreender, eles já queriam criar um projeto que viria a se tornar realidade no futuro próximo.

Graças às experiências anteriores, como intercâmbios de work experience, e a paixão por estar em contato com pessoas de outros países, conhecendo novos horizontes, eles tiveram a ideia de criar um projeto de uma empresa de comércio exterior. E a ideia, que então viria a se tornar a SB Trade, foi um grande sucesso.

“Foi muito bom! A avaliação do professor foi que realmente o projeto estava bem construído. Afinal, ele foi criado vislumbrando uma possibilidade real de futuro. Então a gente, de fato, dedicou muito trabalho a isso. E o feedback foi realmente muito bom”, lembra Jair Souza, Diretor Financeiro da SB Trade.

Os primeiros passos

Depois de formados, no final de 2008, os quatro colegas resolveram apostar naquela ideia. Ela já havia sido um sucesso no meio acadêmico e tinha toda a estrutura para dar certo. Então, ao longo dos meses de 2009, cada um dos quatro integrantes foi conseguindo oportunidades no mercado de comércio exterior, em cargos diferentes, para que pudessem sentir na prática como funcionava esse setor.

Depois de adquirirem a experiência inicial necessária, decidiram então, no início de 2010 abrir a empresa. Começaram com todo foco e força de vontade a dar os primeiros passos da história da SB Trade. Naquele primeiro momento, sem capital inicial, as operações começaram com apenas um dos sócios, Jair Souza, trabalhando em tempo integral para a empresa. Os outros sócios colaboravam em todas as horas livres que fossem possíveis.

“Ter uma visão do todo, de como uma empresa funciona, é difícil para quem está iniciando um novo negócio.”, conta André Paganella, Diretor Comercial da SB Trade.

Os desafios foram muitos, mas não sobrepuseram a vontade de vencer. Então, em pouco tempo, André Paganella e todos os outros sócios puderam pedir dispensa de seus empregos, e então se dedicarem completamente à SB Trade. Bons negócios começaram a surgir, possibilitando a vinda de todos para acelerar o desenvolvimento da SB Trade. E, com um passo por vez e crescimento contínuo, a empresa conseguiu seu espaço no mercado, inspirando confiança e entregando ótimos resultados.

Foco inicial e mudança de planos

Com o espírito empreendedor, surgiu também a vontade de colocar em evidência produtos brasileiros, desenvolvendo-os e trabalhando sua exportação. Resumidamente, o sonho de levar o Brasil para o mundo. Desde o início, o desejo era ter uma empresa que prestasse serviços diferenciados.

“Outro ponto importante foi a questão de dar oportunidade para pessoas e empresas nas quais a gente notasse potencial de crescimento. Afinal, eu pessoalmente tive muitas experiências positivas e, em muitas empresas, via pessoas com competência e potencialidade para crescer”, conta Jair Souza.

Porém, apesar de nobre, a ideia de trabalhar a exportação brasileira se mostrou muito difícil, especialmente para o contexto do Brasil naquela época. A falta de competitividade dos produtos nacionais no exterior e o insuficiente incentivo do governo para a exportação foram grandes impeditivos.

Portanto, visando o crescimento e mantendo o propósito de desenvolver pessoas, produtos e empresas em seu máximo potencial, a SB Trade voltou-se quase que totalmente para a importação, área na qual é destaque até hoje, com 10 anos de experiência, conhecimento e expertise nesse mercado.

“A gente realmente acredita em parcerias, na confiança, no desenvolvimento de novos procedimentos que vem para facilitar a vida das pessoas e das empresas. Eu acredito que nosso propósito é esse, é realmente desenvolver pessoas e parcerias. Foi justamente isso que nos motivou a abrir a empresa”, diz André Paganella

O que vem pela frente

Hoje, com 10 anos de história e muita bagagem no mercado de comércio exterior, a SB Trade mantém contínua a busca pela excelência, estando sempre atualizada com as tendências de mercado e, mais do que isso, oferecendo um atendimento humano e próximo de seus clientes.

“No futuro, os clientes podem esperar a SB Trade com muito mais tecnologia agregada ao serviço para um melhor acompanhamento do histórico de importações, visando manter a otimização dos custos e a previsibilidade dos processos, comenta André Paganella.

Dessa forma, a SB Trade se mantém na vanguarda, cada vez mais à frente das mudanças que vêm acontecendo no mercado, tendo a habilidade de criar, de forma antecipada, possíveis soluções, reformas e melhorias nas operações.

“Outra questão é uma proximidade e empatia de, cada vez mais, colocar-se presente para entender quais são as dificuldades dos clientes, quais são ‘suas dores’, e questões que são importantes para eles. Independente de estarmos atentos às mudanças tecnológicas, entendemos que, por exemplo, se para um cliente algum procedimento que era feito antes é importante, atenderemos a necessidade desse cliente”, explica Jair Souza.

A ampliação dos outros braços da empresa, como seus produtos comercializados, também é uma meta para 2020, havendo investimento ativo na parte têxtil, representada pela SB Fios,  também para a Parkeyes, joint venture da SB Trade com empresa espanhola que realiza automação de estacionamentos, e na importação e distribuição de aços planos, projeto da SB Aços.

Com tecnologia voltada a resolver os problemas reais, otimizando os processos e operações, além do atendimento humanizado baseado na empatia, a SB Trade mantém sua confiabilidade e excelência, preparada para embarcar rumo a um futuro de prosperidade!

Deixe um comentário