No momento, você está visualizando O que muda na importação com o DUIMP?

O que muda na importação com o DUIMP?

Como medida de modernização do comércio exterior brasileiro, o Governo Federal criou a DUIMP, Declaração Única de Importação. Conhecida por seu excesso de burocracia, a importação brasileira deverá de beneficiar muito deste novo processo, que traz praticidade e agilidade ao processo, além de maior controle na hora da fiscalização. Um gás para a competitividade brasileira no mercado internacional.

Declaração Única de Importação

O que antes era feito através de dois documentos, o DI (Declaração de Importação) e o DSI (Declaração Simplificada de Importação) será unificado no DUIMP. O documento eletrônico vai reunir todas as informações de natureza aduaneiras, administrativa, comerciais, financeiras, tributárias e fiscais pertinentes ao controle das importações pelos órgãos competentes da Administração Pública brasileira na execução de suas atribuições legais.

Agilidade na importação

Em operação desde outubro de 2018, a DUIMP é atualmente é um piloto e apenas empresas certificadas OEA podem registrar no Portal Único. Assim como aconteceu com a DU-E para as exportações, a DUIMP será implantada gradualmente e, após sua implantação completa, espera-se nada menos do que a redução em cerca de 40% do tempo no processo de importação, passando de 17 para 10 dias.

Confira abaixo tudo o que muda de acordo com o blog S.O.S. Importação:

Deixe um comentário